Umas das celebrações mais antigas e tradicionais, passados por gerações, o batizado da o início de Deus na vida dos humanos. Batismo é um termo grego que significa BAPTIZO ou propriamente imergir, mergulhar, afundar em águas, representa um compromisso da pessoa com Deus e com Sua obra.
O batismo é um mergulho na vida divina. Aquele que preside a celebração derrama a água na cabeça da pessoa (criança ou adulto) dizendo: Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo. Somos batizados em nome da Santíssima trindade. Por isso, sempre que fazemos o sinal da cruz lembramos o nosso batismo.
Na celebração do batismo, o padrinho e a madrinha se comprometem a acompanhar a criança em seu crescimento na vida cristã. Eles representam o exemplo a ser seguido na fé cristã.
O batizado possui alguns elementos e símbolos, tais como:
– Sinal da Cruz: É traçado no peito e na testa da pessoa, para significar que pelo batismo, ela participa da morte e ressurreição libertadora de Cristo. Ela vai viver a Boa Nova de Jesus preparando-se para enfrentar a perseguição e o sofrimento que poderão vir.
– Água: Significa purificação e fonte de vida. Ninguém pode viver sem água. A água é outro elemento que a natureza nos oferece e que usamos no batismo. A água é o elemento purificador, que lava, limpa e renova. Ela faz germinar a semente, é fonte de vida, pois sem água tudo morre.
– Vela acesa: Significa a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos. É sinal da presença do Espírito na vida da pessoa. É um gesto muito significativo. Na cerimônia do Batizado, o celebrante convida os Pais a acenderem no Círio Pascal a vela da sua criança e ele reza a oração: “Pais e Padrinhos, esta luz vos é entregue para que a alimenteis. Por isso, esforçai-vos para que esta criança caminhe na vida iluminada por Cristo, como filho da luz. Perseverando na fé, possa com todos os santos ir ao encontro do Senhor, quando Ele vier. Recebei a luz de Cristo!”
– Óleo: Se uma gota de óleo cair na roupa logo se espalha no tecido. O Espírito de Cristo deve penetrar na vida do cristão e fortalecê-lo na luta contra as forças do mal. Como o óleo penetra na pele da criança, assim Cristo penetra na vida da pessoa.
– Veste Branca: Símbolo de que o cristão foi revestido de Cristo. A veste branca expressa à pureza, a Vida Nova que recebemos no Batismo.
– Sal: Na vida das famílias o Sal tem duas grandes finalidades: “dar sabor” e “conservar” os alimentos. Como Símbolo religioso o Sal significa: “ser o tempero, ser o exemplo” que estimulará os irmãos a caminhar na estrada do direito, da justiça e do amor fraterno; “dando sabor” ao apetite humano, para ter fome da Palavra de Deus.
Todavia, o novo Rito do Batismo de Crianças aboliu o Rito do Sal. A razão principal foi por motivo higiênico.
Abaixo algumas fotos do batizado do Kaique, você pode ver mais fotos em:
http://fabiocursino.com.br/sys/portfolio/fotos/batizado-kaique-igreja-matriz-taubate/