Encontrando o local perfeito para o seu casamento.

Encontrando o local perfeito para o seu casamento.

Olá! Seja bem-vindo ao meu blog! Meu nome é Fábio Cursino, sou fotógrafo de casamentos e eventos familiares em geral.

No post de hoje vamos ajudar VOCÊ a encontrar o lugar ideal para o Grande Dia.

O primeiro passo para o planejamento do casamento é a escolha do local, pois ele será a base para todos os outros fatores envolvidos, como iluminação, decoração, buffet, etc. Por isso essa escolha se torna tão importante para o restante do evento.

A linguagem do local deve conversar com o estilo do casal, já que o casamento é um momento único, deixá-lo com a cara dos noivos o tornará ainda mais especial.

Os locais para o casamento são bem variados o que possibilita a escolha adequada a cada estilo de casal.

Existem casais que optam pelo estilo mais tradicional com cerimônia religiosa na igreja e a festa em outro local, enquanto outros optam pela cerimônia e festa no mesmo local. Ainda existem aqueles que preferem outras opções, como praia, campo, hotéis, entre outros, porém é de extrema importância que se faça a verificação de alguns detalhes fundamentais antes de decidir onde será o casamento.

 

 

Número de convidados:

É importante estar com a lista de convidados fechada, para que se tenha base de quanto espaço irá precisar, lembrando que, o local escolhido deve comportar devidamente o número de convidados presentes para que todos fiquem confortáveis. Anote as opções de locais que comportam um número um pouco superior do que o de sua listagem.

Cerimônia e Festa em um mesmo local:

Para os casais que preferem o “dois em um”, indicamos que façam uma visita técnica para a conferência do espaço total e se possuem capacidade

suficiente para acomodar todos os convidados para os dois momentos. Alguns salões já oferecem um espaço próprio, exclusivo para a parte da

cerimônia, o que, também, é uma ótima alternativa para os casais que preferem não casar na igreja e que querem economizar no orçamento.

 

Estilo do casamento:

Saber definir qual o estilo do casal ajuda muito

na hora da decisão. Qual estilo mais combina com vocês? Clássico, Minimalista, Rústico, Vintage ou Temático? Quando você tem o estilo bem definido em mente fica mais fácil associar e decidir qual local tem mais a ver com os apaixonados.

Estação do ano:

Estar atento as estações do ano, podem ajudar a evitar possíveis imprevistos. Procure evitar épocas de chuvas intensas, principalmente se o casamento for ocorrer em algum lugar aberto. Fazer o planejamento do local de acordo com a estação do ano é uma dica indispensável. Vale lembrar que, no Brasil, o clima está sempre em constante mudança. Tenha sempre um plano B para possíveis imprevistos, como tendas e lugares que ofereçam outras opções em caso de alguma mudança imprevisível.

 

 

Acessibilidade:

Ao fazer a escolha do local, vale pensar sobre acessibilidade, de preferência, que ela seja de fácil acesso para seus convidados, dê preferência a locais com:

– Vias bem sinalizadas e pavimentadas;

– Espaço para carga e descarga;

– Mobiliário próprio;

– Cozinha em bom estado e limpa;

– Banheiros higiênicos;

– Ar condicionado, climatizadores ou uma boa ventilação;

– Equipe de trabalho própria (Seguranças, recepcionistas, limpeza);

– Segurança (controle de convidados mediante lista, câmeras);

– Preocupe-se, também, com a acessibilidade em todos os espaços para convidados PNE.

Caso o local seja mais afastado, envie um mapa junto ao convite, detalhando todas as informações e referências necessárias. Observe também se há estacionamento e qual é sua capacidade máxima de lotação baseando-se no número de convidados. Além de facilitar a logística para os convidados, garantirá a segurança dos veículos.

 

Horário do Casamento:

O horário também irá ajudar quando for decidir o local. Se o casamento for durante o dia, terá boas opções como praias, campos, fazendas, etc. E para os casamentos noturnos, asopções são os salões de festa mais requintados, hotéis, entre outros.

Os locais devem cumprir exigências previstas em leis, tais como:

– Alvará de funcionamento;

– Acesso para deficientes;

– Cumprimento da Lei 11.986 e Lei do Silêncio Urbano;

– Laudo do Corpo de Bombeiros;

– Saída de emergência, extintores e geradores elétricos.

 

 

Para que não haja eventuais surpresas esteja ciente sobre o horário permitido para cada espaço. Alguns locais apresentam restrições a barulho e volume do som por estar em endereços residenciais.

É bom estar ciente se existe a possibilidade de hora extra. É comum os casais estenderem a festa por mais uma ou duas horas. Vale a pena checar!

Busque referências de quem já contratou o local e visite-o quando o espaço estiver pronto e decorado, dessa forma você terá uma boa noção de como ele ficará no dia do seu casamento. Assim que o local for decidido cerifique-se de que tudo esteja em contrato e informe-se sobre a política de cancelamento.

O planejamento com antecedência será seu melhor amigo quando o assunto for casamento.

Lembre-se, não se preocupe apenas com a disponibilidade de datas, nem sempre isso é o suficiente.

Esperamos que essas dicas práticas tenham sido de grande ajuda para você.

Muito obrigado pela visita ao blog e até o próximo post.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *