De Olho no Foco

Permalink to Decoração para o casamento: 5 dicas imperdíveis antes de começar

Decoração para o casamento: 5 dicas imperdíveis antes de começar

Planejar um casamento é uma experiência deliciosa! Escolher músicas, experimentar vestidos, degustar docinhos…Hum,tudo mágico e divertido! Mas, como nada é perfeito, também é algo um pouco exaustivo e confuso. Assim, como em todas as etapas da preparação do casamento, a escolha da decoração é um momento que exige dedicação e muita pesquisa. Esse processo muitas vezes se torna complicado e confuso em meio a tanta informação disponível na Internet e nas revistas do segmento, opiniões de amigos, coisas que vemos em filmes, na TV e nas redes sociais, não é mesmo?

decoracao-para-casamento

Antes de mais nada, é recomendado que os noivos sempre pensem em seu estilo e em seu gosto pessoal, e tentem anotar algumas coisas, buscar algumas referências antes mesmo de sair em busca de um profissional. Isso porque, se não pensarem antes no que gostam e no que traduz a personalidade do casal, correm o risco de se deixarem levar por tendências ou influências que nem sempre são coerentes com o perfil de vocês e do evento.

Tentem responder as 5 perguntas abaixo. De suas respostas, sairão informações incríveis para nortear a pesquisa e tornar a decoração mais encantadora e fiel ao casal. Confira:

#1 – Como vai estar o tempo do dia do nosso casamento?

beach wedding
Dependendo do local que vocês escolherem, é fundamental considerar a estação do ano em que acontecerá o casamento e pensar nas condições climáticas, de modo a evitar que vento, chuva ou sol em excesso não coloque tudo a perder. Infelizmente não dá pra saber com precisão, mas dá para ter uma noção.

Se o casamento for no verão e escolherem um ambiente muito fechado e quente, talvez, em cima da hora, vocês precisarão se preocupar em climatizar o local. Ou, se escolher um ambiente muito aberto, podem ter problemas se uma chuva resolver cair bem no meio da cerimônia. Esses são exemplos de problemas que podem acontecer se não for considerado a relação entre o local e o tempo. Além de ser imprescindível para o seu casamento acontecer sem stress, pense também no conforto da sua família e dos seus convidados.

# 2 – Qual é o nosso estilo?

decor noivas

Ao definir a temática da decoração para o casamento vocês  podem partir de uma referência que faça sentido para os dois. Um estilo, sabe? Coisas que seus amigos olham e falam que é a cara de vocês?

A partir daí, podem surgir inúmeros elementos estéticos como acessórios, móveis, estampas e cores para compor o estilo da decoração. Por exemplo: se vocês gostam do campo e de coisas rústicas, não faz sentido uma decoração  rebuscada. Se a praia é o cenário de vida de você, não combina casar num estilo muito formal e refinado. Se vocês são moderninhos e urbanos, não faz sentido uma decoração estilo retrô, e assim por diante. Sejam autênticos e não se deixem levar somente pelo que é tendência. Ah, sempre tem alguém que vai achar brega, ou chamativo, ou sem graça, enfim. Claro que opiniões são válidas, mas até que ponto a sua personalidade está sendo esquecida por medo de não agradar os outros?

#3 – Que cores gostamos (e será que elas combinam)? 

paleta

Essa dica segue o mesmo princípio da anterior, mas especialmente em relação às cores. Se vocês são extrovertidos e gostam de cores fortes e vibrantes não precisam usar tons pastel só porque alguém disse que isso é “cor de casamento”. Da mesma forma, não precisar usar amarelo e pink só porque as suas amigas usaram, se você gosta de azul bebê. Hoje em dia não existe mais esse tipo de padrão, para nada, cada um usa o que gosta e o que lhe faz sentido. Procurem aliar o gosto pessoal dos dois ao bom senso e a criatividade. Combinações sensacionais de cores podem ser feitas como: marrom com rosa, azul turquesa com amarelo, verde e laranja, enfim, há um mundo de possibilidades.

 #Dica de ouro: procure no Google ou no Pinterest por “wedding decor pallete” ou “paleta de cores para casamento”. Você vai encontrar uma série de referências de possíveis combinações e tons que harmonizam entre sí. Assim, vai dar para ter uma noção do efeito desejado.

#4 – Vai ser possível aplicar o mesmo padrão em tudo?

paleta pink

Estabeleçam uma relação entre as várias etapas do casamento, criando uma unidade visual. A imagem acima mostra bem o que estou dizendo. Do bolos, aos doces e ao sapato, tudo segue uma mesma linguagem. Outro exemplo é, se optaram por uma decoração estilo vintage, lembrem-se que fica mais interessante utilizar uma letra manuscrita, mais arredondada, nos convites e nos impressos em geral. Não fica tão bacana se usar uma tipo de letra alongada, com linhas retas e pesadas.

Converse com os seus fornecedores buscando manter o estilo escolhido, desde o convite do chá de cozinha, o do casamento, a decoração em si e até a diagramação do álbum de fotos, usando o mesmo padrão de cores, formatos, fontes e materiais. Dessa forma, o resultado do cuidado com os detalhes cria um ritmo visual, firmando as características e o estilo do casal na contagem de sua história, do início ao fim do evento!

Bons profissionais saberão fazer a combinação correta de elementos e cores, e o resultado será incrivelmente elegante!

#5 – Qual é o cenário que melhor representaria nossa história de amor?

decor altar
Imaginem que estão criando um cenário para contar a sua história, e que isso os concede a liberdade de escolher como contar.

Para compor esse cenário, não tenham medo de serem originais, de escolherem elementos e objetos que possam traduzir o sentimento e a história de vocês, algo que se torne “a cara de vocês”, sabe?

Há algo que pratiquem juntos, um esporte, uma atividade artística ou um trabalho? Existem objetos que podem ser usados na decoração do casamento que remetam ao gosto pessoal de vocês? Há algo marcante na história que possa ser representado em algum objeto? Vocês vem de nacionalidades, religiões e culturas diferentes?

Já pensou em como tudo isso pode acrescentar detalhes muito charmosos ao casamento?

Não precisa ser nada caro ou extravagante. Às vezes, um simples porta retrato com uma foto de vocês na mesa do bolo já é um diferencial!


É importante lembrar aqui, que tudo o que escolherem fazer será registrado em fotografia e cinegrafia e isso será revivido milhares e milhares de vezes por anos e anos, por toda a sua família e amigos. Imagine daqui à 50 anos, seus netos vendo as fotos do casamento. Você se arrependeria de algo que fez ou que escolheu? Ou você se lembraria com orgulho das escolhas que fez? Entende porque é importante que antes de mais nada, vocês se conheçam, saibam qual é a sua personalidade e sua história?

Como eu disse, a decoração é uma extensão da história e da personalidade de vocês, e isso está além de objetos e tecidos, e cenários. Ousem serem vocês mesmos, o resultado, com certeza será eterno e encantador!

E você, como imagina a decoração do seu casamento? Conte pra gente aqui nos comentários e compartilhe com suas amigas!

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Neste espaço você pode encontrar e conhecer um pouco mais do meu trabalho e estilo. Como as imagens falam mais que mil palavras aqui irei contar histórias e despertar emoções com as cenas registradas pelas minhas lentes. Fique a vontade para conhecer um pouco mais de mim e do meu olhar.

Flickr

  • Fotografia Casamento Taubaté Loraine e Ricardo 25
  • Fotografia Casamento Taubaté Loraine e Ricardo 24
  • Fotografia Casamento Taubaté Loraine e Ricardo 23
  • Fotografia Casamento Taubaté Loraine e Ricardo 22
  • Fotografia Casamento Taubaté Loraine e Ricardo 21
  • Fotografia Casamento Taubaté Loraine e Ricardo 20
  • Fotografia Casamento Taubaté Loraine e Ricardo 19
  • Fotografia Casamento Taubaté Loraine e Ricardo 18
  • Fotografia Casamento Taubaté Loraine e Ricardo 17

Twitter

  • Nenhum tweet foi encontrado. :(

'